Cristina Sousa Dias
Com décadas de experiência e um conhecimento profundo dos desafios que enfrentam as partes interessadas dentro de uma empresa familiar, trabalhamos de perto com nossos clientes para apoiá-los a equilibrar as necessidades da família com as necessidades do negócio, nomeadamente assessorando em:
- Desenvolvimento do Plano Estratégico e de continuidade do negócio
- Elaboração do Planos de sucessão e coaching de sucessores
- Definição do modelo de governance
- Determinação de políticas de remuneração e premiação
- Definição de funções, bem como perfil e nível de qualificação requerido
- Aconselhamento à gestão ou aos acionistas, podendo a BDO fazer parte do comité de consultivo
- Alternativas de financiamento, balanceando as necessidades financeiras da família com as necessidades financeiras do negócio
- Suporte em aquisições, alienação e fusões
As empresas familiares de todos os tamanhos e tipos dominam a maioria das economias mundiais. Algumas das mais bem sucedidas empresas - muitas delas com nomes familiares - são detidas e geridas por famílias. Desenvolvidas a partir da visão e trabalho árduo do fundador, essas empresas criam uma cultura própria, que se vai questionando ou fortalecendo à medida que outros membros da família entram no negócio. Na melhor das hipóteses, tal ambiente pode ser inspirador e motivador. Na pior das hipóteses, pode resultar em decisões de negócio rotineiras obscurecidas por problemas emocionais.
O nosso papel como consultores de negócios é ajudar as famílias a chegar a acordos para criar um quadro viável para o futuro do seu negócio. Os nossos consultores trabalham com as empresas familiares no sentido de primeiro entender as necessidades do negócio e da família, e posteriormente desenvolver estratégias para lidar com as sensibilidades que inevitavelmente existem ou surgem.